top of page

Entrevista: Rafael Guasti - Focal Estamparia

Nesta entrevista em vídeo, Rafael Guasti da Focal Têxtil descreve as dificuldades e os desafios que ele e os sócios enfrentaram ao montar a empresa. Totalmente sem recursos e conhecimentos técnicos, a determinação e a enorme vontade de vencer levou um pequeno projeto de vendas em uma das empresas mais reconhecidas do setor calçadista.

Rafael fez o curso de Serigrafia na antiga Officina Arpotex, juntamente com sua sócia Bruna em 2008.


No Silk o segredo está no coração do impressor. Se a pessoa que está atrás da tela (o Estampador) não tiver carinho e cuidado no que está fazendo é muito difícil alcançar resultados.

Rafael Guasti



 

No vídeo a seguir você confere a entrevista que fiz com ele em 2016.

A Focal Têxtil Indústria de Componentes para Calçados foi fundada em 2002 na cidade de Franca, estado de São Paulo, Avenida Hélio Palermo no antigo Shopping do Fabricante, pelo Sr. Jose Antônio Ferreira da Silva hoje, Diretor Geral da organização.

Sua iniciação se deu quando após uma pesquisa de mercado têxtil na cidade mostrou um vantajoso lado para o comercio de materiais têxteis para a área calçadista. Assim, decidiu criar a Focal Têxtil contando com seus vendedores externos: Tiago dos Santos Ferreira da Silva (filho) e Rafael Guasti de Paula e Silva que já atuavam no segmento, representando de outra empresa.

Uma empresa familiar administrada por Jose Antônio e sua esposa Jurema dos Santos Ferreira da Silva, e seus filhos Tiago dos Santos Ferreira da Silva, Michelle Cristina Ferreira Berdu e Moises dos Santos Ferreira da Silva.

Com o tempo, a empresa teve de se mudar para diversos endereços, pois sua área física se expandiu, necessitando de mais espaço. Locais como: Av. Brasil, Av. Presidente Vargas, Rua Ângelo Felício, até chegar ao endereço que se encontra hoje

Em 2008, sentindo a necessidade do mercado de tecidos personalizados e estampados, Tiago e Rafael fundaram a RBS ESTAMPARIA. A RBS fazia todo o processo de desenvolvimento e estamparia dos tecidos comercializados pela FOCAL TEXTIL. Constituindo assim o grupo FOCAL TEXTIL/RBS ESTAMPARIA, empresas parceiras trabalhando em conjunto.

Após esse grande passo, novamente precisando expandir sua área física, em 2010 a organização teve de se mudar para a o atual endereço: Rua Jeremias Guilherme, 2265. Assim dando inicio no processo de dublagem a filme de seus tecidos com sua primeira maquina.  

Atualmente com seu parque fabril ampliado e modernizado, o grupo conta com os melhores equipamentos da linha têxtil do mercado, possuindo assim dublagens a filme e a cola; estamparia com impressão direta (pigmento) e estamparia digital, contando com vários tipos de acabamentos metalizados, engomagem, dentre outros.

Em 2014, pensando sempre na satisfação de seus clientes inauguramos nosso Showroom a fim de apresentar toda a nossa linha de produtos, sendo ela no atacado e varejo e contando também, com representantes externos.

Em 2016, novamente pensando em inovar, a Focal Textil e a RBS estamparia se junta, nascendo assim o grupo FOCAL ESTAMPARIA e começa as atividades no ramo do vestuário (camisetas e uniformes 100% personalizados); banners (eventos, divulgações, decoração, etc); visando um público diferente do seu atual cotidiano.

2018 se tornou um grande marco na historia do grupo Focal Estamparia que se muda para o parque Distrito Industrial de Franca, na Avenida Alberto Rodrigues Alves, 261. E começa o ano de uma forma diferente, com o pensamento no futuro visando um setor de qualidade mais exigente com procedimentos padrões nos seus processos industriais! 


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page