top of page

Nunca pare de procurar clientes para sua confecção / estamparia

O que percebo, sobretudo nesta época de pandemia, é que muitas confecções e estamparias estão totalmente paradas e aguardando uma posição do governo para a retomada. A minha pergunta é: Qual retomada?


Me responde uma pergunta: Como estava o fluxo de clientes antes do COVID19? De que forma esses clientes chegavam na sua empresa? Você prospectava, ou simplesmente abria a porta e esperava eles chegarem?


Crise econômica, embora essa seja bem diferente de outras, acontece a cada 5 ou 6 anos no Brasil, cada hora é uma coisa e já tivemos até poupanças apreendidas pelo governo.

A questão é que, se você ficar aí esperando um salvador da pátria, um milagre, um politico resolver seu problema, sinto muito mas não vai rolar.


Esquece crise, esquece a Pandemia do COVID19 (claro, você tem que tomar as medidas de prevenção indicada pelas autoridades de saúde), esquece governo, esquece salvador da patria. Essas coisas você não tem o poder de controle imediato. Se o presidente fica ou cai, se a pandemia vai terminar amanhã ou daqui 1 anos, se a crise vai ser grande ou pequena... nada disso você tem controle.


Minha dica é você focar naquilo que você pode controlar.


O que você tem controle, pode e deve fazer é buscar mais clientes mesmo no meio da pandemia. Hoje a internet e as redes sociais, podem te ajudar muito e tem muita gente trabalhando nessa pandemia: PADARIA, AÇOUGUE, MERCADO, FARMACIA, MECÂNICA, VETERINÁRIO, CLÍNICAS, INDUSTRIAS, CASAS DE TINTAS, DENTISTAS...


Então eu preparei uma lista com 5 ações que você pode fazer agora para prospectar mais clientes.


1. Busque no Google Meu Negócio

Procure por seus clientes alvo na internet utilizando o Google meu Negócio, essa ferramenta é gratuita e é basicamente você fazer uma pesquisa no google com o nome do tipo de comércio que você quer vender. Vamos usar o exemplo de você vender uniformes e o foco seja mecânica. Vai no google e digita mecânica e o nome da sua cidade, nesse exemplo eu coloquei mecânica ribeirão preto:


Essas respostas que apareceram aí logo abaixo do mapinha, são do Google meu Negócio. Embaixo da primeira lista tem um botão chamado MAIS LUGARES, clica nela pra expandir:



No meu resultado aqui apareceram 11 PÁGINAS E 220 EMPRESAS, e agora o que você deve fazer? Ligar em UM por UM!


Mas Calma aí!!! Lembre-se que para ligar em um cliente você deve saber o que oferecer e como oferecer, simplesmente dizer, oi aqui é o fulano da confecção tal, tá precisando de uniforme? A resposta provável que você vai receber é NÃO. Antes de ligar saiba exatamente qual o problema do cliente que você vai resolver, exemplo: Responde pra mim: Porque uma mecânica precisa de uniformes? (escreve lá embaixo nos comentários que eu faço um novo post)


Você deve ter percebido então que o Google Meu Negócio é bem interessante e você não está lá, então vamos para dica número 2



2. Cadastre-se no Google Meu Negócio. É Grátis e o cliente pode te achar!


É muito simples mas não vou fazer um tutorial sobre aqui nesse post, o básico é o seguinte: na mesma tela que você achou as empresas do exemplo acima, no canto direito ao lado da sua foto tem o botãozinho do google apps, clica nele lá e encontra o Google Meu negócio e começa seu cadastro


3. Ligue para seus clientes recorrentes e veja como eles estão.

Ligue para seus clientes para saber como eles estão e NÃO VENDA NADA! Ele já é seu cliente, você está ligando para realmente saber como ele está, como está a empresa. E deixe ele falar, você não precisa falar nada, só ouvir. Essa gentileza vai fazer com que ele se lembre de você no futuro, ou se lembre imediatamente de você e indique para algum conhecido.

4. Prospecte clientes pelo Linkedin

Se você ainda não conhece essa rede social, você está vacilando. O linkedin é uma rede social focada no mercado corporativo e Lá você encontra pessoas que podem ser importantes para suas vendas.

E como você pode usar o Linkedin pra achar as pessoas? Lembra do exemplo da mecânica? Pois é peguei o nome da primeira que apareceu na lista do google e pesquisei no Linkedin, olha as informações importantes que eu achei:



O nome do dono da franquia da mecânica, quem é o diretor, quem é controle de estoque... opa pode ser com ele, a melhor pessoa para eu falar lá na empresa. Percebeu?

5. Continue prospectando clientes mesmo se sua confecção estiver lotada de serviços.

Lembre-se que o processo de venda as vezes pode levar de 1 ou 3 meses, portanto comece agora e não pare de prospectar clientes nunca.


Sobre esse assunto eu fiz um vídeo, dá uma olhada:


Bom, vou ficando por aqui comenta aí embaixo o que você faz para prospectar seus clientes!


 

Gostou dessa dica? Então conheça o CURSO ONLINE ESTAMPARIA DE SUCESSO 3.0 você vai se surpreender.


 

"Trabalhando todos os dias para levar informações relevantes e melhorar a qualidade do mercado serigráfico brasileiro!"

174 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page